Atividade Física Recomendada Na Gravidez

Caminhadas
Caminhar é sempre saudável e revigorante e, com passadas firmes e regulares, os benefícios para você e seu bebê serão muitos e imensos! Fique atenta à sua postura e respiração: com caminhadas, você pode desenvolver uma boa resistência aeróbica, isto é, um bom equilíbrio entre o consumo e a absorção de oxigênio em seu organismo.
Observe bem o tipo de calçado utilizado (tênis baixo, de preferência) e olhe sempre por onde anda para não cair, tropeçando em pedras, buracos ou desníveis do calçamento. que a caminhada seja eficiente, caminhe três vezes por semana em dias intercalados e por um período de 30 minutos no mínimo, mas não o faça logo após as refeições e nem se exceda se estiver fazendo muito calor.

Natação
Nade fazendo atividades simples na água, não utilize o estilo borboleta, não dê mergulhos da borda da piscina e muito menos do trampolim.Se você já realiza esta atividade há algum tempo, tenha cuidado: faça tudo com moderação!

Hidroginástica
Também é muito bom e gostoso. O corpo na água torna-se mais leve, ficando livre dos impactos e da força da gravidade. É um excelente exercício para desenvolver o tônus muscular e há academias que realizam este trabalho com gestantes.

Música e dança
Ouvir boa música é bom para o bebê e movimentos suaves também. Então, se você gosta de dançar, divirta-se e se mova ritmicamente, mas sempre com moderação! RPG (Reeducação Postural Global)

RPG
A RPG tem como base a manutenção da boa postura durante a gravidez, tanto na gestação quanto no período pós-parto. São atividades baseadas no alongamento muscular e na respiração, as quais sempre deverão ser realizadas junto com um fisioterapeuta.

Como medir a pulsação
É muito importante você monitorar o nível de pulsação cardíaca durante cada exercício, pois durante toda a gestação você não deve superar os 130 batimentos por minuto por mais de dez minutos seguidos.
Assim, a cada vez em que você se sentir ofegante ou cansada, meça sua pulsação. E você pode fazer isto de duas maneiras diferentes;
· A mais tradicional é usar o dedo médio para contar os batimentos cardíacos nos vasos sanguíneos do pulso, bem na junção da base do polegar com o punho (mas nunca use para isto o seu dedo polegar, pois a artéria que corre dentro dele pode atrapalhar a sua percepção e contagem da pulsação; use os outros dedos da mão).
· Outra maneira é medir a pulsação do sangue no pescoço. Para isto, apóie suavemente o dedo médio de sua mão direita na ponta de fora da sobrancelha esquerda, faça escorregar este dedo para baixo na mesma linha até o pescoço, um pouco abaixo do osso maxilar. Aí pulsa um importante vaso sangüineo que indicará com clareza para você a freqüência de seus batimentos cardíacos.
Você deverá contar o número de batidas que o coração dá durante um minuto (ou o número de batidas durante quinze segundos, para depois multiplicar por quatro e ter o total aproximado de um minuto).
E qualquer dúvida que você tiver a este respeito, sempre peça orientação ao seu médico.

 
BlogBlogs.Com.Br