Chá De Bebê

Agora que você já ostenta um barrigão de dar inveja, pode começar a pensar no seu chá-de-bebê. Existem pelo menos dois bons motivos que justificam esse evento ancestral: a economia e o encontro com os amigos mais próximos. Com tantas despesas na gestação, agora as pessoas queridas irão ajudá-la a se equipar para a chegada do filhinho.Além disso, é importante para a futura mamãe compartilhar esse momento tão importante da sua vida. O ideal é fazê-lo entre o sexto e oitavo mês de gestação. Nessa época, a grávida não sofre tanto com inchaços nas pernas, nem com os enjôos, e tem condições físicas de festejar. Uma festa durante o dia também tem a vantagem de cansar menos.

Os preparativos
Organizar um chá-de-bebê não requer muita prática, nem muita habilidade. Antes era tradicionalmente organizado por uma amiga ou parente da gestante, mas hoje a própria mamãe pode fazer as honras de anfitriã.

A farmacêutica bioquímica Bruna Schmidt, 28 anos, mãe da pequena Júlia, 4 meses, não poupou esforços para o seu chá. "Em cada convite coloquei uma sugestão de presente, todos bem baratinhos e úteis, mas ganhei coisas além do que imaginava", conta. "Se eu fosse reviver o chá pediria mais pomada, fraldas e algodão, que acabam como água. O sabonete líquido glicerinado tenho estocado para as próximas décadas, porque como o corpinho da criança é pequeno, usa-se em pouca quantidade."

O convite pode ser comprado em papelarias, impresso no computador, enviado por e-mail ou escrito à mão. Para facilitar a compra dos presentes, não esqueça de dizer o nome do bebê, caso já tenha sido escolhido, ou, até mesmo, o sexo da criança. Mesmo que seja uma reunião tradicionalmente feminina, os homens são bem-vindos, mas evita-se levar crianças.

A jornalista Carolina Nodari, 27 anos, mãe de Luiza, 1 ano e 10 meses, teve sorte: conseguiu ter dois chás-de-bebês em duas cidades diferentes. No primeiro, em Brasília (DF), valeu-se de um modelo muito usado ultimamente. Dispensou os presentes e pediu apenas fraldas. "Ganhei pacotes aos montes. Usei as fraldas durante meses e meses", diz Carolina. Na segunda edição, em Florianópolis (SC), optou pelos presentes. "Acho que as pessoas procuraram dar coisas diferentes, o que para mim foi ótimo. O cortador de unha, uso até hoje porque é daqueles especiais para bebê", explica.

Uma outra opção, também muito prática, são as listas de presentes montadas pelas casas especializadas em artigos para criança. O esquema funciona exatamente igual às listas de casamento: você vai até a loja, escolhe o que quer ganhar e seus convidados vêem o que podem comprar.

Este método conta com duas grandes vantagens: primeiro, evita o o risco de receber presentes repetidos. Segundo, as pessoas podem decidir o que comprar e receber o pedido sem sair de casa, serviços disponíveis pela internet.

Local e cardápio ideal

O local da festinha fica a critério da mamãe. Pode ser na sua casa, na dos amigos, no salão de festas, em um bar ou restaurante. O ambiente pode ser decorado com elementos infantis e os presentes, colocados dentro do berço. Para não gastar muito, peça para os convidados levarem um petisco ou bebida. Carolina Nodari não abriu mão do conforto do lar para receber os convidados. "Preferi algo mais caseiro por ser mais aconchegante e divertido. Pedi para algumas amigas levarem comes e bebes e ninguém ficou sobrecarregado", lembra.

O cardápio do encontro muda de acordo com o horário. Quem preferir uma reunião por volta da hora do almoço, pode servir uma espécie de café da manhã reforçado, com saladas, frios e pães. Nesse caso, vale até uma massa com molho leve, de ervas ou tomates. À tarde, aposte em um farto brunch. Sirva sanduíches de patê de cebola, presunto, queijo, patê de ricota com uvas-passas, empadinhas, coxinhas, tortas e croquetes. Não podem faltar os docinhos e o bolo. "Preparei uma mesa no salão de festas do prédio no estilo café-colonial. Encomendei os salgadinhos e ganhei os pratos doces dos convidados. As pessoas lembram até hoje", conta Bruna Schmidt.
As brincadeiras tornam a reunião mais divertida. Mas nada de maltratar ou deixar a grávida constrangida .Fazê-la adivinhar o presente e, a cada erro, desenhar no seu barrigão rende boas risadas. Vale brincar com batom, sombra e lápis de olho.
Mamãe superequipada

Confira a lista de itens básicos, com tudo o que não pode faltar no enxoval

Fralda descartável tamanho P e M
Fralda de pano Banheira de plástico
Sabonete neutro (glicerina)
Toalha de banho com capuz
Saboneteira
Casaquinhos
Mijões
Pagões
Bastonetes de algodão
Porta-bastonetes
Algodão em bolas
Porta-algodão
Tesoura (sem ponta) ou cortador para cortar unha
Escova e pente
Xampu neutro
Lavanda (sem álcool)
Lenços umedecidos
Babadores
Termômetro
Mamadeiras
Esterilizador de mamadeiras
Caixa plástica (para guardar mamadeiras esterilizadas) Escova para lavar mamadeira (2 unidades)
Pratinho de plástico
Talheres de plástico
Mordedor (silicone/borracha)
Meias
Lençóis de berço e de carrinho
Cobertores, mantas e acolchoados
Travesseiro antialérgico
Livro do bebê
Álbum para fotos
 
BlogBlogs.Com.Br