Como Preparar Os Seios Para Amamentação

A natureza prepara os seios naturalmente para o aleitamento e não há necessidade de exercícios especiais se a futura mamãe possui mamilos protusos (para fora). No entanto, é recomendável expor os mamilos ao sol pela manhã ou no final da tarde, além de usar sutiã com orifícios centrais.

Os cremes hidratantes podem ser usados somente em torno das mamas, respeitando os mamilos e auréolas.

Durante o pré-natal, o seu médico deverá avaliar se a futura mãe possui mamilo normal, plano ou invertido. No caso de seios invertido, por exemplo, alguns exercícios feitos na auréola, o mais próximo possível do mamilo, ajudam bastante. Usando as duas mãos, com os polegares, faz-se movimentos para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo.
Feitos duas ou três vezes por dia esses movimentos podem tornar o mamilo normal, o que permitirá uma amamentação mais tranqüila.

A mama, conhecida como peito ou seio, apresenta internamente um conjunto de 15 a 20 glândulas mamárias (parecidas com cachos de uva), dispostas ordenadamente em seu interior, de modo que o começo de cada conjunto de glândulas mamárias, fica na altura do mamilo.
Cada uva bem pequena é ligada a outras e estas a canais finos e curtos, que se ligam a uma bolsa ou depósito de leite. Este depósito de leite fica situado sob a região próxima a auréola, isto é, aquela parte mais escura em volta do bico do seio.

Para evitar que o seio fique empedrado, deve-se usar sutiãs que dêem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos.

 
BlogBlogs.Com.Br