Consumo De Mel Na Gravidez

Na Europa, o mel faz parte da alimentação diária e está associado à imagem de flores.
O consumidor é convidado a saborear o bouquet, conjunto de aromas das flores, de onde o néctar foi coletado pelas abelhas para a produção do mel. Nos países orientais, é considerado um presente da natureza para o bem-estar do ser humano. No Brasil, o mel é uma receita popular contra gripes e resfriados, além de uma alimento saboroso que faz bem à futura mamãe.

Em todo o mundo o mel é consumido pelo seu delicioso sabor, por suas vantagens como alimento e propriedades medicinais, conhecidas há milênios, e que estão comprovadas por pesquisas científicas. O consumo do mel in natura, ou associado a plantas medicinais, vem aumentando na maioria dos países.

O mel é o único adoçante natural que além de fornecer energia (314 calorias/100g), apresenta uma quantidade considerável de nutrientes para o organismo humano.
"Também combate o estresse, e aumenta a imunidade do organismo, que diminui com o cansaço físico ou mental", salienta a pesquisadora de produtos naturais, Mara Danuza. O mel é rico em frutose e glicose, monossacarídeos que possuem estrutura simples, e são absorvidos pelo organismo através da corrente sanguínea imediatamente após a ingestão, ao o contrário do açúcar, que é um dissacarídeo, cujas moléculas precisam ser transformadas pelo organismo antes de serem assimiladas.

"Como complemento alimentar o mel é importante devido a sua composição rica em nutrientes essenciais ao corpo, é indicado como suplemento alimentar diário para todas as idades", afirma. Uma pessoa deve ingerir, no mínimo, uma colher de sopa (30g) de mel por dia.
É indicado para as afecções das vias respiratórias, como faringites, bronquites, coriza, laringites, tosses e resfriados; nos casos de cólicas intestinais, úlceras da mucosa gástrica; afecções hepáticas; alivia dores de cabeça e a depressão.

Composição química do mel
Açúcares - 78% a 80% Tipo monossacarídeos - glicose (31%), frutose (38%), maltose (7%) e outros açúcares complexos.
Lipídeos 0,1 % - ácidos graxos como o oleíco, linoleíco e palmítico Proteínas 1% - Aminoácidos livres Ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, aspargina, cistina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofane, tirosina e valina Sais Minerais 0,2% - principalmente, cobre, manganês, ferro, enxofre, bório, fósforo Vitaminas A, B1,B2,B3,B5,B6,B8 e B9, C, D, K

 
BlogBlogs.Com.Br