Melhor alimentação é arma contra enxaqueca infantil

Quando o médico pediu a Aidan Lenski para identificar um pedaço nada atraente de brócolis falso, o menino de dois anos só dizia "feio". Aidan foi, contudo, capaz de identificar cenouras, arroz e pão, ajudando os médicos do hospital infantil de Aurora, subúrbio de Denver, no Estado americano do Colorado, a descobrir por que o menino tinha tantas dores de cabeça.

Acrescentar mais água, sucos de frutas e salada de pepino a dieta de Aidan deve ter sido a chave para curar sua dor. A frequência de suas dores de cabeça ¿ que apareciam quase semanalmente ¿ diminuiu muito há poucos meses quando passou a contar com uma nova babá que odeia comidas gordurosas, Elizabeth Lenski de Longmont, a cerca de 50km de Denver.

De 4% a 10% das crianças ¿ meninas com mais frequência que os meninos ¿ têm enxaquecas, algumas graves suficientes para fazê-los faltar às aulas e causar visão turva, náusea e sono excessivo no meio do dia.

Diagnósticos
As crianças geralmente recebem diagnósticos errados dos pediatras como problemas de visão, gastrointestinais ou sinusite. "Muitas pessoas não se dão conta que têm enxaquecas", disse Tonia Sabo, neurologista que dirige uma clínica especializada em dores de cabeça infantil. "A maioria dos pais está preocupada achando que os filhos têm tumor no cérebro ou algo parecido, o que é extremamente raro", explicou.

A clínica recebe até 100 crianças e adolescentes com dores de cabeça por mês. Os casos mais complicados ¿ uma média de 13 por mês ¿ acabam na clínica. Um desenho sobre um tigre com náuseas com dor de cabeça ensina as crianças a tomarem café da manhã, cortar cafeína e relaxar.

Os pequenos que chegam à clínica têm de ter um diário do que comem todo dia e desenhar uma figura de como sentem a dor de cabeça. Alguns desenharam raios ou martelos batendo em suas cabeças. Um deles fez rabiscos coloridos saindo da mão, significando fraqueza. Em alguns desenhos, conta a enfermeira Mary Anne Maddox, as cabeças têm uma fenda.

Sabo acha que uma dieta pobre junto com sono e exercício, é um grande fator de risco para enxaquecas em crianças. Ela está no meio de um estudo de três anos para determinar se as crianças têm menos dores de cabeça quando têm magnésio adequado e vitamina B2. Alimentos ricos nesses nutrientes, como sementes de abóbora, espinafre, sardinhas, brócolis, aspargo, quiabo, folhas de beterraba e queijo cottage, parecem não estar no topo da lista dos favoritos das crianças.

 
BlogBlogs.Com.Br