O Fumo Na Gravidez

Os malefícios do cigarro são descritos minuciosamente pelos especialistas, que na última década, realizaram diversas pesquisas sobre o efeito do fumo.

Em gestantes o problema é ainda mais grave, pois além de debilitar a mãe, atinge impiedosamente o feto.
Oendocrinologista Flávio Rotman, autor do livro Gravidez sem risco - a nutrição in útero, afirma, no livro, que as fumantes têm maior propensão a partos natimortos ou dão a luz a bebês com baixo peso no nascimento e com maior vulnerabilidade de doenças e à morte.

No ato de fumar a mãe está privando seu filho de oxigênio, aumenta a probabilidade de aborto e faz com que o feto corra risco de malformação.
Os especialistas recomendam que a gestante pare de fumar antes do quarto mês, medida que elimina conseqüências adversas para o bebê. Alguns médicos acrxeditam que a fumaça inalada dos cigarros de terceiros, também podem causar riscos. Por esta razão, recomendam que o pai também pare de fumar.

Não Consigo Parar de Fumar. O que Fazer?
Uma das alternativas é reduzir a quantidade de cigarros, optar por marcas com baixo teor de nicotina e alcatrão, não tragar e apagar o cigarro quando estiver na metade. Estas são soluções paliativas, mas a recomendação dos médicos é categórica:
PARE DE FUMAR!

 
BlogBlogs.Com.Br