Problemas Da Cafeína Na Gravidez

A grávida que não resiste a algumas xícaras de café e alguns copos de refrigerante deve ficar atenta à saúde do bebê. Um estudo recente da agência de classificação de alimentos Inglesa, a FSA, recomenda que gestantes evitem mais que 300 miligramas de cafeína por dia.

A cafeína que está presente no café, chá, refrigerante e chocolate, atravessa a placenta entrando no sangue do bebê. Se consumida em excesso ela causa problemas que vão do aborto até ao baixo peso do récem-nascido.
Além disso, quando está grávida a mulher reduz sua capacidade de metabolizar a cafeína. Para se ter uma idéia, enquanto uma pessoa normal leva de quatro a seis horas para ter os efeitos da cafeína - presente em uma xícara de café - totalmente cessados, a grávida amplia esse período para 18 horas.

Assim, o limite aconselhado pela FSA para que a grávida não prejudique sua saúde e a do bebê é de 300 miligramas de cafeína por dia. Isto significa quatro xícaras de café solúvel (75 mg de cafeína por xícara), três de café fresco (100 mg por xícara), seis xícaras de chá (50 mg cada uma), oito latas de refrigerante e 400 gramas de chocolate.

 
BlogBlogs.Com.Br