Uma Alimentação Saudável Para a Gestante

Os organismos vivos sofrem transformações orgânicas sazonais, de acordo com as modificações do ambiente a cada nova estação. A passagem do verão para o inverno é a fase em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente em mulheres gestantes. Nessa fase é imprescindível uma alimentação balanceada e a busca de equilíbrio entre a alimentação e as atividades físicas e mentais.

Algumas regras básicas de alimentação para cada estação podem ser inseridas facilmente no dia-a-dia da gestante.
No inverno, por exemplo, é preciso consumir alimentos que aqueçam o corpo como folhas amargas e fibrosas, maior quantidade de sais minerais e menos líquidos. Simultaneamente, é importante se exercitar bastante para que o corpo queime as calorias, já que no inverno a tendência é de acúmulo de gorduras no organismo.

No verão é importante aumentar a ingestão de líquidos, pois há tendência à perda d’água nesta estação. As proteínas animais e os doces devem ser controlados em qualquer estação. Esses alimentos, quando consumidos em excesso, causam enfraquecimento da imunidade sangüínea. A mucosidade uterina é o barômetro da saúde da mulher. Para elas as conseqüências do abuso desses alimentos é ainda mais visível. A mulher com a imunologia sangüínea enfraquecida adquire infecções, principalmente no aparelho reprodutor. A sintomatologia são corrimentos anormais, de cor amarelada, marrom ou rosa (os corrimentos incolores ou de consistência leitosa são normais).

É fundamental detectar qualquer corrimento vaginal logo no início, para que sejam tomadas as medidas necessárias para uma boa recuperação. Para corrigir os problemas ligados ao aparelho reprodutor feminino aconselha-se a regularização da dieta, a ritmoprática e a autocontroleterapia.
O banho de assento preparado com folhas secas de nabo é um tratamento efetivo, regenerador do aparelho genital feminino.

 
BlogBlogs.Com.Br