Cursos para gestantes: aprenda antes da hora

Respirar durante o parto, dar banho, trocar fralda, vestir e amamentar o bebê. Por mais pródiga que seja a natureza, as mulheres não nascem sabendo tudo isso não é à toa que a maioria das grávidas pede uma mãozinha para a mãe ou para a sogra, no começo. Para se sentir mais segura nessas tarefas, que tal treinar enquanto o bebê ainda está na barriga?

É para isso que servem os cursos para grávidas. Lá, você vai encontrar outras gestantes tão curiosas e inexperientes quanto você. E o melhor: loucas para falar sem parar sobre a gravidez, os ultra-sons, os chutes na barriga de madrugada, os enjôos e todos esses assuntos que nunca se esgotam e que suas amigas não-grávidas cansaram de ouvir!

Os cursos são recomendados para mulheres a partir do quinto mês de gestação. Em geral, aprende-se sobre as mudanças físicas e emocionais que ocorrem na gravidez, o trabalho de parto, técnicas de respiração e relaxamento, cuidados com o recém-nascido, amamentação, como dar banho e fazer o curativo umbilical.

Em algumas instituições, a participação do companheiro é permitida e até recomendada. Muitas cidades do país contam com cursos gratuitos, geralmente vinculados a hospitais, maternidades e universidades públicas. Em outros lugares eles são cobrados, e chegam a custar R$ 200. A carga horária varia de quatro a 16 horas.

Segundo o anestesista Sergio Amaral Miranda, especialista em ginástica médica para gestantes, o importante é procurar cursos com professores qualificados de preferência, uma equipe com médicos e profissionais de outras áreas, como psicólogos. Prefira um curso vinculado a alguma instituição reconhecida, como um hospital ou uma maternidade , recomenda.
 
BlogBlogs.Com.Br